Predestinação
A predestinação é segundo o conhecimento e a vontade de Deus.
O conhecimento absoluto de Deus (atemporal)
A predestinação é segundo o conhecimento e a vontade de Deus.
O cristão foi eleito e predestinado antes da fundação do mundo, porque Deus, que é onisciente, já conhecia as suas atitudes de fé desde antes da fundação do mundo. Isso demonstra que esses conceitos existem apenas ao se considerar o conhecimento absoluto e atemporal de Deus, não sendo de forma alguma relacionados ao conhecimento humano.
" E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou." Romanos 8:28-30 - ACF
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;" Efésios 1:3-12 - ACF
Deus escolheu alguns para a salvação?
- Mesmo tendo um conhecimento absoluto e atemporal, Deus preparou a salvação para toda a humanidade. Logo, é uma heresia dizer que apenas alguns foram escolhidos para serem salvos, enquanto outros já nasceram para serem condenados.
Deus sabe quem será salvo.
- Por outro lado, por Seu conhecimentos absoluto e atemporal, Deus sabe tudo, desde sempre. Sabe inclusive quem será salvo e quem será condenado.
A manifestação da natureza de cada um (temporal)
O conhecimento de Deus é absoluto e atemporal. Mas o conhecimento humano e limitado e temporal.
Deus sabe, desde sempre, quem será salvo e quem será condenado. Porém, na esfera humana temporal, a salvação ou a condenação de cada ser humano sempre será uma consequência da fé ou da incredulidade em relação ao Evangelho, no período de tempo (temporal) que ele estiver vivo sobre a terra. E esses dois caminhos possíveis sempre serão expressos por meio de PALAVRAS, ESCOLHAS e ATITUDES; ou seja, por obras.
- Nossas obras identificam a nossa natureza.
- Deus dará recompensa a cada um segundo as suas obras.
- Nossas palavras nos justificarão ou nos condenarão.
- A fé sem as obras é morta.
- Atitudes de fé são necessárias para se receber a salvação.
- O cristão nunca tropeçará, bem como terá sua entrada no reino de Jesus Cristo amplamente concedida, se fizer cada vez mais firme a sua vocação e eleição.
- A condição para se permanecer salvo é a perseverança.
As pessoas designadas para a vida eterna são aquelas que manifestam sua fé em Cristo.
- Os gentios de Antioquia da Pisídia designados para a vida eterna foram os que creram.
"Pois assim o Senhor nos ordenou: ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra’ ".
Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna." Atos 13:47,48 - NVI
As pessoas designadas para o julgamento - os ímpios - são aquelas que manifestam seus atos de incredulidade e injustiça.
- Ímpios que se introduzem dentro das comunidades cristãs.
"Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;" Judas 1:3-5 - ACF- As pessoas que foram destinadas para tropeçarem na palavra, e serem desobedientes, são aquelas que não creem, e expressam sua rebeldia.
"Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.
E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina,
E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. " 1 Pedro 2:6-8 - ACF
Veja também:
Deus escolhe usar cada um para um propósito
Como Deus conhece antecipadamente todas as ações que todos os seres humanos farão ao longo de suas vidas, inclusive quem crerá no Evangelho e quem não crerá ( conhecimento absoluto e atemporal), Ele usa cada ser humano para uma finalidade (escolha de Deus, baseada no Seu conhecimento).
"Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.
Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." 2 Timóteo 2:19-21 - ACF
"Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar." João 6:64 - ACF
(Jesus é Deus)
"O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal." Provérbios 16:4 - ACF
- Deus designou de antemão os discípulos que veriam Jesus após a sua ressurreição, porque seriam justamente aqueles que testemunhariam a respeito Dele.
"Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém, onde o mataram, suspendendo-o num madeiro.
Deus, porém, o ressuscitou no terceiro dia e fez que ele fosse visto,
não por todo o povo, mas por testemunhas que designara de antemão, por nós que comemos e bebemos com ele depois que ressuscitou dos mortos.
Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos.
Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome." Atos 10:39-43 - NVI
- Deus conhecia antecipadamente o testemunho que Paulo daria. Por isso o escolheu como apóstolo.
"Um homem chamado Ananias, piedoso segundo a lei e muito respeitado por todos os judeus que ali viviam,
veio ver-me e, pondo-se junto a mim, disse: ‘Irmão Saulo, recupere a visão’. Naquele mesmo instante pude vê-lo.
"Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.
Você será testemunha dele a todos os homens, daquilo que viu e ouviu.
E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’. Atos 22:12-16 - NVI
- Jesus Cristo (que é Deus) usou Paulo no ministério como exemplo para aqueles que creriam nele. Paulo foi um vaso de honra para aqueles que Jesus já sabia que também seriam vasos de honra.
"E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;
A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.
E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.
Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna." 1 Timóteo 1:12-16 - ACF- Deus preparou os vasos para a destruição e vasos para a glória. E o critério de diferenciação entre esses dois tipos de vasos é um só: a fé em Jesus Cristo.
" E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
[...]
Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.
Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram na pedra de tropeço;
Como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido." Romanos 9:22-24,30-33 - ACF
Deus conhecia antecipadamente as atitudes de Judas. Por isso o destinou à perdição, para que se cumprisse a Escritura.
"Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura." Lucas 17:12 - NVI
A eleição é anterior às obras
Deus estabelece Seu propósito por meio da eleição, antes das obras humanas.
- Uma vez que Deus tem conhecimento antecipado da fé ou da incredulidade de cada ser humano, Ele estabelece seu propósito a respeito de cada pessoa por meio da eleição, antes que qualquer atitude (obra) seja expressa.
"Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.
Nem por serem descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Pelo contrário: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada".
Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão.
Pois foi assim que a promessa foi feita: "no tempo devido virei novamente, e Sara terá um filho".
E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque.
Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,
não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo".
Como está escrito: 'Amei Jacó, mas rejeitei Esaú'." Romanos 9:6-13 - NVI
A Justiça de Deus
Ao conhecermos o tema bíblico da predestinação podemos ser tentados a questionar os critérios que Deus usa para suas ações.
Porém a justiça de Deus depende somente Dele, pois nenhum ser humano teria condições de apresentar-se diante Dele, para questioná-lo; e muito menos teria argumentos, para contestá-lo.
"Respondeu mais o SENHOR a Jó, dizendo:
Porventura o contender contra o Todo-Poderoso é sabedoria? Quem argüi assim a Deus, responda por isso.
[...]
Então o Senhor respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo:
Cinge agora os teus lombos como homem; eu te perguntarei, e tu me explicarás.
Porventura também tornarás tu vão o meu juízo, ou tu me condenarás, para te justificares?
Ou tens braço como Deus, ou podes trovejar com voz como ele o faz?
Orna-te, pois, de excelência e alteza; e veste-te de majestade e de glória.
Derrama os furores da tua ira, e atenta para todo o soberbo, e abate-o.
Olha para todo o soberbo, e humilha-o, e atropela os ímpios no seu lugar.
Esconde-os juntamente no pó; ata-lhes os rostos em oculto.
Então também eu a ti confessarei que a tua mão direita te poderá salvar." Jó 40:1,2,6-14 - ACF
"Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" Romanos 9:14-21 - ACF
O Livro da Vida
A existência do Livro da Vida é uma informação muito importante, que está associada ao conceito de predestinação.
Nesse livro, que está nos céus, estão escritos os nomes das pessoas que viverão eternamente com Cristo. Isso confirma que Deus conhece, de forma absoluta e atemporal, quem será salvo.
O Livro da Vida pertence a Jesus, e Ele disse que aquele que vencer jamais terá seu nome apagado desse Livro.
"Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus.
[...]
Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro." Apocalipse 21:10,27 - NVI
"O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos." Apocalipse 3:5 - NVI
Participarão do último julgamento, o do Trono Branco, as pessoas que permaneceram mortas após a primeira ressurreição. Nesse juízo será levado em conta o que estiver escrito nos livros onde estão registradas as obras de cada um. Mas a pessoa cujo nome não estiver no Livro da Vida será condenada.
"Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.
Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.
O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.
Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.
Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo." Apocalipse 20:11-15 - NVI
A Bíblia também fala a respeito de um grupo de pessoas que nunca teve seu nome escrito no Livro da Vida. Isso, apesar de ser muito triste, nos mostra, uma vez mais, o conhecimento absoluto e atemporal de Deus.
"Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo." Apocalipse 13:8 - NVI
"Então o anjo me disse: "Por que você está admirado? Eu lhe explicarei o mistério dessa mulher e da besta sobre a qual ela está montada, que tem sete cabeças e dez chifres.
A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá." Apocalipse 17:7,8 - NVI
O caso de Judas
O conhecimento absoluto e atemporal de Deus é demonstrado mais uma vez na vida de Judas. Ele é descrito por Jesus como "aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura". Deus sabia quais seriam as atitudes de Judas, por isso o usou para cumprimento das profecias a respeito da traição do Messias.
"Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura." João 17:12 - NVI
Veja Também
Páginas da área temática Salvação.