Moabe

A BÍBLIA, PELA PRÓPRIA BÍBLIA
Ir para navegação Ir para pesquisar

Moabe é o filho que Ló teve com sua filha mais velha, e os seus descendentes são os moabitas[1].

"E subiu Ló de Zoar[2], e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar[2]; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.
Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra;
Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.
E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje.
E a menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje." Gênesis 19:30-38 - ACF

A Viagem dos Israelitas para Moabe

"Então os filhos de Israel partiram, e alojaram-se em Obote.
Depois partiram de Obote e alojaram-se nos outeiros de Ije-Abarim, no deserto que está defronte de Moabe, ao nascente do sol.
Dali partiram, e alojaram-se junto ao ribeiro de Zerede.
E dali partiram e alojaram-se no lado de Arnom[3], que está no deserto e sai dos termos dos amorreus; porque Arnom[3] é o termo de Moabe, entre Moabe e os amorreus.
Por isso se diz no livro das guerras do Senhor:

"O que fiz no Mar Vermelho e nos ribeiros de Arnom[3],
E à corrente dos ribeiros, que descendo para a situação de Ar, se encosta aos termos de Moabe."

E dali partiram para Beer; este é o poço do qual o Senhor disse a Moisés: Ajunta o povo e lhe darei água.
Então Israel cantou este cântico: Brota, ó poço! Cantai dele:
Tu, poço, que cavaram os príncipes, que escavaram os nobres do povo, e o legislador com os seus bordões; e do deserto partiram para Mataná;
E de Mataná a Naaliel, e de Naaliel a Bamote.
E de Bamote ao vale que está no campo de Moabe, no cume de Pisga, e à vista do deserto." Números 21:10-20 - ACF

A Idolatria de Moabe

A idolatria dos moabitas.

Palavras Proféticas

Deus manda que o profeta Jeremias envie uma mensagem ao rei de Moabe e a outros reis, ordenando que eles se sujeitassem ao Rei Nabucodonosor, rei da Babilônia.

"No princípio do reinado de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, veio esta palavra a Jeremias da parte do SENHOR, dizendo:
Assim me disse o Senhor: Faze uns grilhões e jugos, e põe-nos ao teu pescoço.
E envia-os ao rei de Edom, e ao rei de Moabe, e ao rei dos filhos de Amom, e ao rei de Tiro, e ao rei de Sidom, pela mão dos mensageiros que vêm a Jerusalém a ter com Zedequias, rei de Judá.
E lhes ordenarás, que digam aos seus senhores: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Assim direis a vossos senhores:
Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem é reto aos meus olhos.
E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, meu servo; e ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam.
E todas as nações servirão a ele, e a seu filho, e ao filho de seu filho, até que também venha o tempo da sua própria terra, quando muitas nações e grandes reis se servirão dele.
E acontecerá que, se alguma nação e reino não servirem o mesmo Nabucodonosor, rei de babilônia, e não puserem o seu pescoço debaixo do jugo do rei de babilônia, a essa nação castigarei com espada, e com fome, e com peste, diz o SENHOR, até que a consuma pela sua mão;
E vós não deis ouvidos aos vossos profetas, e aos vossos adivinhos, e aos vossos sonhos, e aos vossos agoureiros, e aos vossos encantadores, que vos falam, dizendo: Não servireis ao rei de babilônia.
Porque mentiras vos profetizam, para vos mandarem para longe da vossa terra, e para que eu vos expulse dela, e pereçais.
Mas a nação que colocar o seu pescoço sob o jugo do rei de babilônia, e o servir, eu a deixarei na sua terra, diz o SENHOR, e lavrá-la-á e habitará nela." Jeremias 27:1-11 - ACF

A destruição de Moabe

"Peso de Moabe. Certamente numa noite foi destruída Ar[4] de Moabe, e foi desfeita; certamente numa noite foi destruída Quir[5] de Moabe e foi desfeita.
Vai subindo a Bajite[6], e a Dibom[7] aos lugares altos, para chorar; por Nebo[8] e por Medeba[9] clamará Moabe; todas as cabeças ficarão calvas, e toda a barba será rapada.
Cingiram-se de sacos nas suas ruas; nos seus terraços e nas suas praças todos andam gritando, e choram abundantemente.
Assim Hesbom[10] como Eleale[11], andam gritando; até Jaaz[12] se ouve a sua voz; por isso os armados de Moabe clamam; a sua alma lhes será penosa.
O meu coração clama por causa de Moabe; os seus fugitivos foram até Zoar[2], como uma novilha de três anos; porque vão chorando pela subida de Luíte[13], porque no caminho de Horonaim[14] levantam um lastimoso pranto.
Porque as águas de Ninrim[15] serão pura assolação; porque já secou o feno, acabou a erva, e não há verdura alguma.
Por isso a abundância que ajuntaram, e o que guardaram, ao ribeiro dos salgueiros o levarão.
Porque o pranto rodeará aos limites de Moabe; até Eglaim[16] chegará o seu clamor, e ainda até Beer-Elim[17] chegará o seu lamento." Isaías 15:1-8 - ACF

"Portanto Moabe clamará por Moabe; todos clamarão; gemereis pelos fundamentos de Quir-Haresete[18], pois certamente já estão abatidos.
Porque os campos de Hesbom[10] enfraqueceram, e a vinha de Sibma[19]; os senhores dos gentios quebraram as suas melhores plantas que haviam chegado a Jazer[20] e vagueiam no deserto; os seus rebentos se estenderam e passaram além do mar.
Por isso prantearei, com o pranto de Jazer[20], a vinha de Sibma[19]; regar-te-ei com as minhas lágrimas, ó Hesbom[10] e Eleale[11]; porque o júbilo dos teus frutos de verão e da tua sega desapareceu.
E fugiu a alegria e o regozijo do campo fértil, e nas vinhas não se canta, nem há júbilo algum; já não se pisarão as uvas nos lagares. Eu fiz cessar o júbilo.
Por isso o meu íntimo vibra por Moabe como harpa, e o meu interior por Quir-Heres[18].
E será que, quando virem Moabe cansado nos altos, então entrará no seu santuário a orar, porém não prevalecerá.
Esta é a palavra que o Senhor falou contra Moabe desde aquele tempo.
Mas agora o Senhor diz: "Dentro de três anos, e nem um dia a mais, o esplendor de Moabe e toda a sua grande população serão desprezados, e os seus sobreviventes serão poucos e fracos"." Isaías 16:7-14 - ACF

  • Deus ainda enviou leões contra aqueles que escaparam de Moabe.

"Porquanto as águas de Dimom[21] estão cheias de sangue, porque ainda acrescentarei mais a Dimom[21]; leões contra aqueles que escaparem de Moabe e contra o restante da terra." Isaías 15:9 - ACF


"Pois a mão do Senhor repousará sobre este monte; mas Moabe será pisoteado em seu próprio lugar, como a palha é pisoteada na esterqueira.
Ali Moabe estenderá as mãos, como faz o nadador para nadar, mas o Senhor abaterá o seu orgulho, apesar da habilidade das suas mãos.
Abaterá as torres altas dos seus altos muros e os derrubará; ele os lançará ao pó da terra." Isaías 25:10-12 - NVI


Os moabitas eram soberbos(orgulhosos), arrogantes, vaidosos, e altivos. Por isso foram destruídos.

"Ouvimos da soberba de Moabe, que é soberbíssimo; da sua altivez, da sua soberba, e do seu furor; porém, as suas mentiras não serão firmes." Isaías 16:6 - ACF

"Contra Moabe[1], assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Ai de Nebo[8], porque foi destruída; envergonhada está Quiriataim[22] já está tomada; Misgabe[23] está envergonhada e desanimada.
A glória de Moabe já não existe mais; em Hesbom[10] tramaram mal contra ela, dizendo: Vinde, e exterminemo-la, para que não seja mais nação; também tu, ó Madmém[24], serás silenciada; a espada te perseguirá.
Voz de clamor de Horonaim[14]; ruína e grande destruição!
Está destruída Moabe; seus filhinhos fizeram ouvir um clamor.
Porque pela subida de Luíte[13] eles irão com choro contínuo; porque na descida de Horonaim[14] os adversários de Moabe ouviram as angústias do grito da destruição.
Fugi, salvai a vossa vida; sede como a tamargueira no deserto;
Porque, por causa da tua confiança nas tuas obras, e nos teus tesouros, também tu serás tomada; e Quemós[25] sairá para o cativeiro, os seus sacerdotes e os seus príncipes juntamente.
Porque virá o destruidor sobre cada uma das cidades, e nenhuma cidade escapará, e perecerá o vale, e destruir-se-á a campina; porque o Senhor o disse.
Dai asas a Moabe; porque voando sairá, e as suas cidades se tornarão em desolação, e ninguém morará nelas.
Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulosamente; e maldito aquele que retém a sua espada do sangue.
Moabe esteve descansado desde a sua mocidade, e repousou nas suas borras, e não foi mudado de vasilha para vasilha, nem foi para o cativeiro; por isso conservou o seu sabor, e o seu cheiro não se alterou.
Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que lhe enviarei derramadores que o derramarão; e despejarão as suas vasilhas, e romperão os seus odres.
E Moabe terá vergonha de Quemós[25] como a casa de Israel se envergonhou de Betel[26], sua confiança.
Como direis: Somos valentes e homens fortes para a guerra?
Moabe está destruído, e subiu das suas cidades, e os seus jovens escolhidos desceram à matança, diz o Rei, cujo nome é o Senhor dos Exércitos.
Está prestes a vir a calamidade de Moabe; e apressa-se muito a sua aflição.
Condoei-vos dele todos os que estais ao seu redor, e todos os que sabeis o seu nome; dizei: Como se quebrou a vara forte, o cajado formoso?
Desce da tua glória, e assenta-te em terra seca, ó moradora, filha de Dibom[7]; porque o destruidor de Moabe subiu contra ti, e desfez as tuas fortalezas.
Põe-te no caminho, e espia, ó moradora de Aroer[27]; pergunta ao que vai fugindo; e à que escapou dize: Que sucedeu?
Moabe está envergonhado, porque foi quebrantado; lamentai e gritai; anunciai em Arnom[28] que Moabe está destruído.
Também o julgamento veio sobre a terra da campina; sobre Holom[29], sobre Jaza[30], sobre Mefaate[31],
Sobre Dibom[7], sobre Nebo[8], sobre Bete-Diblataim[32],
Sobre Quiriataim[33], sobre Bete-Gamul[34], sobre Bete-Meom[35],
Sobre Queriote[36], e sobre Bozra[37]; e até sobre todas as cidades da terra de Moabe, as de longe e as de perto.
Já é cortado o poder de Moabe, e é quebrantado o seu braço, diz o Senhor.
Embriagai-o, porque contra o Senhor se engrandeceu; e Moabe se revolverá no seu vômito, e ele também se tornará objeto de escárnio.
Pois não foi também Israel objeto de escárnio? Porventura foi achado entre ladrões, para que sempre que fales dele, saltes de alegria?
Deixai as cidades, e habitai no rochedo, ó moradores de Moabe; e sede como a pomba que se aninha nos lados da boca da caverna.
Ouvimos da soberba de Moabe, que é soberbíssimo, como também da sua arrogância, e da sua vaidade, e da sua altivez e do seu orgulhoso coração.
Eu conheço, diz o Senhor, a sua indignação, mas isso nada é; as suas mentiras nada farão
.
Por isso gemerei por Moabe, sim, gritarei por todo o Moabe; pelos homens de Quir-Heres[18] lamentarei;
Com o choro de Jazer[20] chorar-te-ei, ó vide de Sibma[19]; os teus ramos passaram o mar, chegaram até ao mar de Jazer[20]; porém o destruidor caiu sobre os teus frutos do verão, e sobre a tua vindima.
Tirou-se, pois, o folguedo e a alegria do campo fértil e da terra de Moabe; porque fiz cessar o vinho nos lagares; já não pisarão uvas com júbilo; o júbilo não será júbilo.
Por causa do grito de Hesbom[10] até Eleale[11] e até Jaaz[12], se ouviu a sua voz desde Zoar[2] até Horonaim[14], como bezerra de três anos; porque até as águas do Ninrim[15] se tornarão em assolação.
E farei cessar em Moabe, diz o Senhor, quem sacrifique nos altos, e queime incenso aos seus deuses.
Por isso ressoará como flauta o meu coração por Moabe, também ressoará como flauta o meu coração pelos homens de Quir-Heres[18]; porquanto a abundância que ajuntou se perdeu.
Porque toda a cabeça será tosquiada, e toda a barba será diminuída; sobre todas as mãos haverá sarjaduras, e sobre os lombos, sacos.
Sobre todos os telhados de Moabe e nas suas ruas haverá um pranto geral; porque quebrei a Moabe, como a um vaso que não agrada, diz o Senhor.
Como está quebrantado! Como gritam! Como virou Moabe a cerviz envergonhado! Assim será Moabe objeto de escárnio e de desmaio, para todos que estão em redor dele.
Porque assim diz o Senhor: Eis que voará como a águia, e estenderá as suas asas sobre Moabe.
São tomadas as cidades, e ocupadas as fortalezas; e naquele dia será o coração dos valentes de Moabe como o coração da mulher que está com dores de parto.
E Moabe será destruído, para que não seja povo; porque se engrandeceu contra o Senhor.
Temor, e cova, e laço, vêm sobre ti, ó morador de Moabe, diz o Senhor.
O que fugir do temor cairá na cova, e o que subir da cova ficará preso no laço; porque trarei sobre ele, sobre Moabe, o ano do seu castigo, diz o Senhor.
Os que fugiam sem força pararam à sombra de Hesbom; pois saiu fogo de Hesbom, e a labareda do meio de Siom[38], e devorou o canto de Moabe e o alto da cabeça dos turbulentos.
Ai de ti, Moabe! Pereceu o povo de Quemós[25]; porque teus filhos ficaram cativos, e tuas filhas em cativeiro." Jeremias 48:1-46 - ACF

Um refúgio para os fugitivos de Moabe

O governador da terra receberá ofertas em favor de Moabe, e proporcionará refúgio para os seus fugitivos.

"Enviem cordeiros como tributo ao governante da terra, desde Selá[39], atravessando o deserto, até o monte Sião.
Como aves perdidas, lançadas fora do ninho, assim são os habitantes de Moabe nos lugares de passagem do Arnom[3].
"Dá conselhos e propõe uma decisão. Torna a tua sombra como a noite em pleno meio-dia e esconde os fugitivos; não deixes ninguém saber onde estão os refugiados.
Que os fugitivos moabitas habitem contigo; sê para eles abrigo contra o destruidor. " O opressor há de ter fim, a destruição se acabará e o agressor desaparecerá da terra,
então, em amor será firmado um trono; em fidelidade um homem se assentará nele na tenda de Davi: um Juiz que busca a justiça e se apressa em defender o que é justo." Isaías 16:1-5 - NVI

Promessa de Retorno dos Cativos de Moabe

"Mas nos últimos dias farei voltar os cativos de Moabe, diz o Senhor. Até aqui o juízo de Moabe." Jeremias 48:47 - ACF

Referências

  1. 1,0 1,1 Moabe: filho que Ló teve com sua filha mais velha, conforme Gênesis 19.37 - ACF, e também os seus descendentes; bem como território que eles povoaram. Conforme a Concordância de Strong. Consultado em 27/12/22.
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 Zoar: nome próprio, "insignificância", uma cidade à sudeste do Mar Morto. Conforme a Concordância de Strong, consultada em 10/01/23.
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 Arnom: nome próprio, um rio em Moabe, que se transforma em vales, riachos secos e leitos nas épocas de pouca chuva. Disponível no Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver_Briggs. Acessado em 29/08/23.
  4. Ar: nome próprio, de uma localização em Moabe, ao sul de Arnom; usualmente interpretada como cidade capital de Moabe. Disponível no Dicionário Hebraico - Inglês Brown-Driver-Briggs. Acessado em 26/08/23.
  5. Quir: nome próprio, de uma localização de cidade moabita, possivelmente Rabba, ao sul de Arnom. Disponível no Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs. Acessado em 28/08/23.
  6. Bajite: o templo, conforme a Bíblia Interlinear, acessada em 31/08/23.
  7. 7,0 7,1 7,2 Dibom, nome próprio de um local, cidade moabita, que também foi dada à tribo de Gade, conforme Números 32:3,34. Disponível no Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs. Acessado em 31/08/23.
  8. 8,0 8,1 8,2 Nebo: cidade em Moabe, provavelmente no monte Nebo ou próximo a ele. Conforme Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs, consultado em 27/12/22.
  9. Medeba: nome próprio de um local, cidade em Moabe. Disponível no Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs. Acessado em 01/09/23.
  10. 10,0 10,1 10,2 10,3 10,4 Hesbom: nome da cidade de Sion, rei dos Amorreus (Números 21.26 - ACF); capturada por Israel que habitou lá; reconstruída por Rubem; dada a Rubem na divisão da terra; na divisa de Gade; posteriormente caiu para Gade e foi designada para os levitas daquela tribo; os moabitas tomaram posse dela (Isaías 15:4; Isaías 16:8,9); e posteriormente os amonitas; foi celebrada por seus viveiros de peixes. Disponível no Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver_Briggs. Consultado em 10/09/23.
  11. 11,0 11,1 11,2 Eleale: nome próprio, de um local ("Deus sobe?") de uma aldeia na tribo de Rúben, perto de Hesbom. Conforme o Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs, consultado em 10/01/23.
  12. 12,0 12,1 Jaaz: nome próprio, de uma localização em Moabe, posição desconhecida. Conforme o Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs, consultado em 10/01/23.
  13. 13,0 13,1 Luíte: um local em Moabe, conforme a Concordância de Strong. Consultado em 28/12/22.
  14. 14,0 14,1 14,2 14,3 Horonaim: "Duas cavidades", um lugar em Moabe, conforme a Concordância de Strong. Consultado em 28/12/22.
  15. 15,0 15,1 Ninrim: nome próprio, de uma localização em Moabe. Conforme o Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs, consultado em 10/01/23.
  16. Eglaim: nome próprio, cidade em Moabe. Disponível no Léxico Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs. Acessado em 05/09/23.
  17. Beer_Elim: "poço de heróis", uma cidade de Moabe. Disponível na Concordância de Strong. Acessado em 05/09/23.
  18. 18,0 18,1 18,2 18,3 Quir-Heres ou Quir-Haresete: "parede de barro", uma cidade fortificada em Moabe. Conforme a Concordância de Strong, consultada em 05/01/23.
  19. 19,0 19,1 19,2 Sibma: um lugar em Moabe próximo a Hesbom. Conforme o Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs, consultado em 09/01/23.
  20. 20,0 20,1 20,2 20,3 Jazer: uma localização a leste do Jordão, com vinhas; o local exato não está definido. Conforme a Concordância de Strong, consultada em 11/09/23.
  21. 21,0 21,1 Dimom: uma cidade em Moabe. Disponível na Concordância de Strong. Consultado em 06/09/23.
  22. Quiriataim: cidade em Moabe, conforme a Concordância de Strong. Consultado em 27/12/22.
  23. Misgabe: uma altura segura, um retiro, uma fortaleza, conforme a Concordância de Strong. Consultado em 27/12/22.
  24. Madmém: um local em Moabe, conforme a Concordância de Strong, consultado em 27/12/22.
  25. 25,0 25,1 25,2 Quemós: deus dos Moabitas, conforme a Concordância de Strong. Consultado em 28/12/22.
  26. Betel: local antigo e sede de culto em Efraim, na fronteira com Benjamim; Identificação com Luz (nome anterior) Gênesis 28.19; Gênesis 35.6; Josué 18.13; e Juízes 1.23; aparentemente distinto de Luz Josué 16.2. Conforme o Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs. Consultado em 30/12/22.
  27. Aroer: cidade na margem norte do Arnom; limite sul da parte de Israel a leste do Jordão. Conforme o Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs, consultado em 03/01/23.
  28. Arnom: sinônimo de Moabe. Disponível no Dicionário Hebraico / Inglês Borown-Driver-Briggs. Consultada em 28/08/23.
  29. Holom: um local em Moabe. Conforme a Concordância de Strong, consultada em 04/01/23.
  30. Jaza: um lugar em Moabe, o local exato é desconhecido. Conforme o Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs, consultado em 04/01/23.
  31. Mefaate: um local em Moabe. Conforme o Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs, consultado em 04/01/23.
  32. Bete-Diblataim: local em Moabe. Conforme a Concordância de Strong, consultada em 04/01/23.
  33. Quiriataim: local em Moabe. Conforme o Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs, consultado em 05/01/23.
  34. Bete-Gamul: "lugar de recompensa", um local em Moabe. Conforme a Concordância de Strong, consultada em 05/01/23.
  35. Bete-Meom: "casa de Baal de (da) habitação", um local a leste do Jordão. Conforme a Concordância de Strong, consultada em 05/01/23.
  36. Queriote: uma cidade em Moabe. Conforme a Concordância de Strong, consultada em 05/01/23.
  37. Bozra
  38. Siom: nome próprio, rei dos Amonitas. Conforme a Concordância de Strong, consultada em 12/01/23.
  39. Selá: nome próprio, de um local em Edom. Disponível no Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs. Acessado em 07/09/23.