Egito
O Egito foi derrotado, mas se converterá ao Senhor.
Israel e o Egito
Israel desobedeceu a Deus quando buscou proteção do Egito. E, ao invés de proteção, encontrou vergonha e humilhação.
"Ai dos filhos obstinados", declara o Senhor, "que executam planos que não são meus, fazem acordo sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado,
que descem ao Egito sem consultar-me, para buscar proteção no poder do faraó, e refúgio na sombra do Egito.
Mas a proteção do faraó lhes trará vergonha, e a sombra do Egito lhe causará humilhação;
Embora seus líderes tenham ido à Zoa[1] e seus enviados tenham chegado a Hanes[2],
todos se envergonharão por causa de um povo que lhes é inútil, que não traz ajuda nem vantagem, mas apenas vergonha e zombaria." Isaías 30:1-5 - NVI
Ídolos do Egito
- Deus fez os ídolos do Egito estremecerem diante Dele.
"Peso do Egito. Eis que o SENHOR vem cavalgando numa nuvem ligeira, e entrará no Egito; e os ídolos do Egito estremecerão diante dele, e o coração dos egípcios se derreterá no meio deles." Isaías 19:1 - ACF
- Consulta a ídolos por parte dos egípcios.
"E o espírito do Egito se esvaecerá no seu interior, e destruirei o seu conselho; e eles consultarão aos seus ídolos, e encantadores, e aqueles que têm espíritos familiares e feiticeiros." Isaías 19:3 - ACF
Maldição Contra Israel Por Ter Buscado Ajuda do Egito
Quem confia no Egito não olha para o Santo de Israel. Ajuda de quem pratica a iniquidade é maldição.
"Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo de Israel, nem buscam a ajuda que vem do Senhor!
Todavia também ele é sábio, e fará vir o mal, e não retirará as suas palavras; e levantar-se-á contra a casa dos malfeitores, e contra a ajuda dos que praticam a iniqüidade.
Porque os egípcios são homens, e não Deus; e os seus cavalos, carne, e não espírito; e quando o Senhor estender a sua mão, tanto tropeçará o auxiliador, como cairá o ajudado, e todos juntamente serão consumidos.
Porque assim me disse o Senhor: Como o leão e o leãozinho rugem sobre a sua presa, ainda que se convoque contra ele uma multidão de pastores, não se espantam das suas vozes, nem se abatem pela sua multidão, assim o Senhor dos Exércitos descerá, para pelejar sobre o monte Sião, e sobre o seu outeiro." Isaías 31:1-4 - NVI
O juízo de Deus contra o Egito
Deus provocando a auto-destruição de uma nação.
"Peso do Egito. Eis que o SENHOR vem cavalgando numa nuvem ligeira, e entrará no Egito; e os ídolos do Egito estremecerão diante dele, e o coração dos egípcios se derreterá no meio deles.
Porque farei com que os egípcios, se levantem contra os egípcios, e cada um pelejará contra o seu irmão, e cada um contra o seu próximo, cidade contra cidade, reino contra reino.
E o espírito do Egito se esvaecerá no seu interior, e destruirei o seu conselho; e eles consultarão aos seus ídolos, e encantadores, e aqueles que têm espíritos familiares e feiticeiros." Isaías 19:1-3 - ACF
O Egito caiu nas mãos de um senhor cruel.
"E entregarei os egípcios nas mãos de um senhor cruel, e um rei rigoroso os dominará, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos." Isaías 19:4 - ACF
Os recursos naturais e a economia do Egito foram degradados por causa do juízo de Deus.
"E secarão as águas do mar, e o rio se esgotará e ressequirá.
Também os rios exalarão mau cheiro e se esgotarão e secarão os canais do Egito; as canas e os juncos murcharão.
A relva junto ao rio, junto às ribanceiras dos rios, e tudo o que foi semeado junto ao rio, secará, será arrancado e não subsistirá.
E os pescadores gemerão, e suspirarão todos os que lançam anzol ao rio, e os que estendem rede sobre as águas desfalecerão.
E envergonhar-se-ão os que trabalham em linho fino, e os que tecem pano branco.
E os seus fundamentos serão despedaçados, e todos os que trabalham por salário ficarão com tristeza de alma." Isaías 19:5-10 - ACF
Os sábios do Egito são, na verdade, loucos. Pois eles não conseguem entender o juízo de Deus, uma vez que o Senhor derramou um espírito perverso para que eles fizessem o Egito errar.
"Na verdade são loucos os príncipes de Zoã[1]; o conselho dos sábios conselheiros de Faraó se embruteceu; como, pois, a Faraó direis: Sou filho de sábios, filho de antigos reis?
Onde estão agora os teus sábios? Notifiquem-te agora, ou informem-te sobre o que o Senhor dos Exércitos determinou contra o Egito.
Loucos tornaram-se os príncipes de Zoã[1], enganados estão os príncipes de Nofe[3]; eles fizeram errar o Egito, aqueles que são a pedra de esquina das suas tribos.
O Senhor derramou no meio dele um perverso espírito; e eles fizeram errar o Egito em toda a sua obra, como o bêbado quando se revolve no seu vômito.
E não aproveitará ao Egito obra alguma que possa fazer a cabeça, a cauda, o ramo, ou o junco." Isaías 19:11-15 - ACF
A mão do Senhor trará tremor e temor sobre o Egito.
"Naquele tempo os egípcios serão como mulheres, e tremerão e temerão por causa do movimento da mão do Senhor dos Exércitos, que há de levantar-se contra eles.
E a terra de Judá será um espanto para o Egito; todo aquele a quem isso se anunciar se assombrará, por causa do propósito do Senhor dos Exércitos, que determinou contra eles." Isaías 19:16,17 - ACF
Derrota do Faraó-Hofra, rei do Egito, nos dias do profeta Jeremias.
"Assim diz o SENHOR: Eis que eu darei Faraó-Hofra, rei do Egito, na mão de seus inimigos, e na mão dos que procuram a sua morte; como entreguei Zedequias, rei de Judá, na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, seu inimigo, e que procurava a sua morte." Jeremias 44:30 - ACF
O profeta Jeremias relata que houve terror ao redor das tropas do Egito, quando o faraó Neco foi derrotado em Carquemis, junto ao rio Eufrates, perante Nabucodonosor, rei da Babilônia, no quarto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá.
"Acerca do Egito, contra o exército de Faraó-Neco, rei do Egito, que estava junto ao rio Eufrates em Carquemis, ao qual feriu Nabucodonosor, rei de babilônia, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá.
Preparai o escudo e o pavês, e chegai-vos para a peleja.
Selai os cavalos e montai, cavaleiros, e apresentai-vos com elmos; limpai as lanças, vesti-vos de couraças.
Por que razão vejo os medrosos voltando as costas? Os seus valentes estão abatidos, e vão fugindo, sem olharem para trás; terror há ao redor, diz o Senhor.
Não fuja o ligeiro, e não escape o valente; para o lado norte, junto à borda do rio Eufrates tropeçaram e caíram.
Quem é este que vem subindo como o Nilo, cujas águas se movem como os rios?
O Egito vem subindo como o Nilo, e como rios cujas águas se movem; e disse: Subirei, cobrirei a terra, destruirei a cidade, e os que nela habitam.
Subi, ó cavalos, e estrondeai, ó carros, e saiam os valentes; os etíopes, e os do Líbano, que manejam o escudo, e os lídios, que manejam e entesam o arco.
Porque este dia é o dia do Senhor DEUS dos Exércitos, dia de vingança para ele se vingar dos seus adversários; e a espada devorará, e fartar-se-á, e embriagar-se-á com o sangue deles; porque o Senhor DEUS dos Exércitos tem um sacrifício na terra do norte, junto ao rio Eufrates.
Sobe a Gileade, e toma bálsamo, ó virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios, pois já não há cura para ti.
As nações ouviram a tua vergonha, e a terra está cheia do teu clamor; porque o valente tropeçou com o valente e ambos caíram juntos." Jeremias 46:2-12 - ACF
A vinda de Nabucodonosor, rei da Babilônia para atacar o Egito.
"Esta é a mensagem que o Senhor falou ao profeta Jeremias acerca da vinda de Nabucodonosor, rei da Babilônia para atacar o Egito:
"Anunciem isto no Egito e proclamem-no em Migdol; proclamem-no também em Mênfis e em Tafnes: ‘Assumam posição! Preparem-se! Porque a espada devora aqueles que estão ao seu redor’.
Por que o deus Ápis fugiu? O seu touro não resistiu, porque o Senhor o derrubou.
Tropeçam e caem, caem uns sobre os outros. Eles dizem: ‘Levantem-se. Vamos voltar para nosso próprio povo e para nossa terra natal, para longe da espada do opressor.
O faraó, rei do Egito, é barulho e nada mais! Ele perdeu a sua oportunidade’.
"Juro pela minha vida", declara o Rei, cujo nome é o Senhor dos Exércitos, "ele virá como o Tabor entre os montes, como o Carmelo junto ao mar.
Arrumem a bagagem para o exílio, vocês que vivem no Egito, pois Mênfis será arrasada, ficará desolada e desabitada.
"O Egito é uma linda novilha, mas do norte a ataca uma mutuca.
Os mercenários em suas fileiras são como bezerros gordos. Eles também darão meia volta e juntos fugirão; não defenderão suas posições, pois o dia da derrota deles está chegando, a hora de serem castigados.
O Egito silvará como uma serpente em fuga à medida que o inimigo avança com grande força. Virão sobre ele com machados, como os homens que derrubam árvores.
Eles derrubarão sua floresta", declara o Senhor, "por mais densa que seja. São mais que os gafanhotos; são incontáveis!
A cidade do Egito será envergonhada, será entregue nas mãos do povo do norte".
O Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, diz: "Castigarei Amom, deus de Tebas, o faraó, o Egito, seus deuses e seus reis, e também os que confiam no faraó.
Eu os entregarei nas mãos daqueles que desejam tirar-lhes a vida; nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e de seus oficiais. Mais tarde, porém, o Egito será habitado como em épocas passadas", declara o Senhor.
"Quanto a você, não tema, meu servo Jacó! Não fique assustado, ó Israel! Eu o salvarei de um lugar distante, e os seus descendentes da terra do seu exílio. Jacó voltará e ficará em paz e em segurança; ninguém o inquietará.
Não tema, meu servo Jacó! Eu estou com você", declara o Senhor. "Destruirei completamente todas as nações entre as quais eu o dispersei; mas a você, não destruirei completamente. Eu o disciplinarei, como você merece; não serei severo demais. " Jeremias 46:13-28 - NVI
Profecia contra o Egito e a Etiópia
Isaías andou nu e descalço por três anos como um sinal profético contra o Egito e a Etiópia.
Deus estabeleceu que a Assíria levaria cativos os presos do Egito e os exilados da Etiópia.
Os que colocaram sua esperança nessas duas nações ficariam envergonhados.
"No ano em que Tartã[4], enviado por Sargom[5], rei da Assíria, veio a Asdode, e guerreou contra ela, e a tomou,
Nesse mesmo tempo falou o Senhor por intermédio de Isaías, filho de Amós, dizendo: Vai, solta o cilício de teus lombos[6], e descalça os sapatos dos teus pés. E ele assim o fez, indo nu e descalço.
Disse então o Senhor: "Assim como o meu servo Isaías andou nu e descalço durante três anos, como sinal e advertência contra o Egito e contra a Etiópia,
Assim o rei da Assíria levará em cativeiro os presos do Egito, e os exilados da Etiópia, tanto moços como velhos, nus e descalços, e com as nádegas descobertas, para vergonha do Egito.
E assombrar-se-ão, e envergonhar-se-ão, por causa dos etíopes, sua esperança, como também dos egípcios, sua glória.
Então os moradores desta ilha dirão naquele dia: Vede que tal é a nossa esperança, à qual fugimos por socorro, para nos livrarmos da face do rei da Assíria! Como pois escaparemos nós?" Isaías 20:1-6 - ACF
Profecia contra os animais do Neguebe
Israel levou inutilmente suas riquezas ao Egito.
"Advertência contra os animais do Neguebe[7]: Atravessando uma terra hostil e severa, de leões e leoas, de víboras e serpentes velozes, os enviados transportam suas riquezas no lombo de jumentos, seus tesouros nas corcovas de camelos, para aquela nação inútil,
o Egito, cujo socorro é totalmente inútil. Por isso eu o chamo Raabe[8], fera que nada faz. " Isaías 30:6,7 - NVI
A Conversão do Egito
Um altar e uma coluna serão levantados ao Senhor no Egito.
Os egípcios adorarão o Senhor com sacrifícios, ofertas e votos.
O Senhor abençoará o Egito, a Assíria, e Israel.
"Naquele tempo haverá cinco cidades na terra do Egito que falarão a língua de Canaã[9] e farão juramento ao Senhor dos Exércitos; e uma se chamará: Cidade de destruição.
Naquele tempo o Senhor terá um altar no meio da terra do Egito, e uma coluna se erigirá ao Senhor, junto da sua fronteira.
E servirá de sinal e de testemunho ao Senhor dos Exércitos na terra do Egito, porque ao Senhor clamarão por causa dos opressores, e ele lhes enviará um salvador e um protetor, que os livrará.
E o Senhor se dará a conhecer ao Egito, e os egípcios conhecerão ao Senhor naquele dia, e o adorarão com sacrifícios e ofertas, e farão votos ao Senhor, e os cumprirão.
E ferirá o Senhor ao Egito, ferirá e o curará; e converter-se-ão ao Senhor, e mover-se-á às suas orações, e os curará;
Naquele dia haverá estrada do Egito até à Assíria, e os assírios virão ao Egito, e os egípcios irão à Assíria; e os egípcios servirão com os assírios.
Naquele dia Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma bênção no meio da terra.
Porque o Senhor dos Exércitos os abençoará, dizendo: Bendito seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança." Isaías 19:18-25 - ACF
Referências
- ↑ 1,0 1,1 1,2 Zoã: nome próprio, de um local - Tanis - no Egito. Disponível no Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs. Acessado em 29/09/23.
- ↑ Hanes: do nome próprio hebraico transliterado Chanes; um local no baixo Egito, na ilha do Nilo, ao sul de Memphis; essa palavra só aparece uma vez na Bíblia; conforme o Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs, acessado em 19/02/24.
- ↑ Nofe(Noph): nome próprio, uma cidade no Egito - Mênfis . Variação da palavra hebraica Moph; a capital do Alto Egito. Disponível na Concordância Exaustiva de Strong; acessado em 02/10/23.
- ↑ Tartã, nome masculino, título de General Assírio = Marechal de Campo. Também em 2 Reis 18:17. Disponível no Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs. Acessado em 08/10/23.
- ↑ Sargon: Rei da Assíria, 722-705 AC, conquistador de Samaria, pai de Senaqueribe. Disponível no Dicionário Hebraico / IngLês Brown-Driver-Briggs. Acessado em 07/10/23.
- ↑ Na versão NVI: "Tire o pano de sado do corpo".
- ↑ A tradução Almeida Corrigida e Fiel (ACF) traz "animais do sul".
- ↑ Raabe: do nome masculino hebraico transliterado Rahab; literalmente tempestade, arrogância, mas apenas como nomes; um nome emblemático do Egito; conforme o Dicionário Hebraico / Inglês Brown-Driver-Briggs, consultado em 11/02/24.
- ↑ Ver Canaã.